Corretivos
Agrícolas

Calcários

Os principais objetivos da calagem são: eliminar a acidez do solo e fornecer suprimento de cálcio e magnésio para as plantas. O cálcio estimula o crescimento das raízes e, portanto, com a calagem ocorre o aumento do sistema radicular e uma maior exploração da água e dos nutrientes do solo, auxiliando a planta na tolerância à seca.

A calagem ainda tem outros benefícios, como: aumentar a disponibilidade de fósforo, já que diminui os sítios de fixação no solo; diminuir a disponibilidade de alumínio e manganês através da formação de hidróxidos, que não são absorvidos; aumentar a mineralização da matéria orgânica com conseqüente mairo disponibilidade de nutrientes e favorecer a fixação biológica de nitrogênio. Nas propriedades físicas do solo, a calagem aumenta a agregação, pois o cálcio é um cátion floculante e, com isso, diminui a compactação.

Funções do Calcário

Corrige a acidez do solo e eleva seu pH;
Neutraliza o alumínio tóxico;
Promove aumento da CTC;
Melhora as propriedades físicas do solo;
Proporciona melhor aproveitamento dos fertilizantes;
Fornece cálcio e magnésio;
Aumenta a capacidade de retenção de água no solo.

Calcário
Calcítico

Calcário
Dolomítico

Gesso Agrícola

Gesso Agrícola in natura
O gesso agrícola é um sulfato de cálcio di-hidratado, com fórmula química CaSO4.2H2O, podendo ser de origem natural, quando obtido da rocha denominada gipsita, ou sintética, quando resultante de processos industriais. O produto de coloração branca ou bege, contém nutrientes enxofre (S, mínimo de 13%) e cálcio (Ca, mínimo de 16%), além de pequenas percentagens de outros elementos, especialmente o fósforo, cujo teor pode atingir até 1,5% na forma de P2OS.


Aplicações
O gesso agrícola é utilizado como condicionador dos solos, como fonte dos nutrientes cálcio e enxofre e para aumento da relação cálcio/magnésio dos solos. Graças À sua grande solubilidade (145 vezes superior ao calcário), o gesso penetra nas camadas mais profundas dos solos (sub-superfície), complementando os benefícios da calagem, que age apenas na cama superficial (até 20cm).
Aumentando a porosidade dos solos e neutralizando o alumínio tóxico, o gesso agrícola permite o aprofundamento das raízes, que passam a dispor da maior quantidade de nutrientes e de água para seu desenvolvimento e para suportar os períodos de estiagem e veranicos. O Gesso Agrícola dispensa a incorporação aos solos, podendo ser aplicado apenas superficialmente, sendo facilmente solubilizado e incorporado aos solos pelas chuvas.

 

Gesso
Agrícola

Distribuição de raízes de uma planta de milho em solo de Cerrado

Devida a alta solubilidade, consegue penetrar mais facilmente no perfil do solo;
Fornecer Ca em profundidade;
Reduzir a saturação de Al em sub-superfície;
Aprofundar o sistema radicular;
Melhorar a distribuição do sistema radicular;
Aumentar o peso/volume de reízes;
Favorecer a absorção de água e nutrientes;
Propiciar uma maior tolerância das plantas aos veranicos.